top of page

Conheça um pouco sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF

Nesse final de 2016, a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional brasileira foram presenteadas pelo nosso Conselho Federal - COFFITO , que gratuitamente oferece à nossa classe o curso on-line sobre a CIF – “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde” - um sistema para a codificação de uma ampla gama de informações sobre saúde (e.g. diagnóstico, funcionalidade e incapacidade, motivos de contato com os serviços de saúde) que pertence à “família” das classificações internacionais desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) .

Em 1980 , a OMS observou a necessidade de classificar as “consequências da doença” sobre a capacidade funcional do indivíduo para dessa maneira facilitar a avaliação e portanto prognóstico funcional e social dentro do contexto de reabilitação. Após algumas revisões, desde maio de 2001, a CIF busca classificar os “componentes de saúde”, levando em consideração todos os aspectos envolvidos fornecendo uma imagem mais ampla e significativa da saúde das pessoas e da população, ressalta o indivíduo como um todo e sua relação com o ambiente que lhe cerca e a sociedade na qual está inserido, e não somente a “deficiência” ou “incapacidade” e seus “prejuízos”.

Assim, a CIF permite descrever situações relacionadas com a funcionalidade do ser humano e as suas restrições havendo um enquadramento para organizar esta informação, logo, tem utilidade em diversos aspectos, sendo usada como uma ferramenta estatística (facilita comparação de dados entre países, populações e etc) – o que é fundamental para os profissionais que trabalham com ensino & pesquisa e também com negociações de valores e cobranças de serviços – como também pode ser usada como uma ferramenta clínica (como guia de processo de resultado e prognóstico em reabilitação) e como ferramenta pedagógica em programas educacionais e ações sociais ; entre outras.

Com tais características, a CIF vem sendo utilizada de maneira crescente em diversos países, por muitos profissionais da saúde, e sendo introduzida na rotina das decisões interdisciplinares e multiprofissionais, abrangendo áreas diversas como ambulatórios, clínicas, hospitais, indústrias da saúde bem como setores administrativos de empresas em questões de segurança do trabalho e recursos humanos.

Nós, professores , gestores e coordenadores da Physio Cursos, estamos inscritos no curso e estamos aprendendo muito. Por isso, viemos através do nosso Blog , por meio desse texto, parabenizar o COFFITO pela excelente iniciativa e incentivar a todos os profissionais & colegas a realizarem o curso, visto sua magnitude frente a ação do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional , seja como profissional clínico, educador e/ou pesquisador.

Um grande abraço a todos,

Dra. Patrícia Forestieri

Fisioterapeuta – Crefito 3/51047-F

Docente do Curso de Especialização em Fisioterapia Hospitalar - Physiocursossp

Mestre em Cardiologia – UNIFESP

Fisioterapeuta da Unidade de Cardiologia do Hospital São Paulo – HU/UNIFESP

Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia - UNIFESP

1.814 visualizações0 comentário
bottom of page